7º Ano

 

Tema 1 – My neighborhood, my community

Situação de Aprendizagem 1 – Getting to know my neighborhood

 

Competências e habilidades: leitura: nomear os diferentes prédios que estão nos arredores da escola (banco, padaria, supermercado, farmácia) e identificar a localização de lugares a partir da leitura de mapa; reconhecer mensagens verbais e não verbais a partir da leitura de placas de aviso.

 

Recursos:

Google earth/google maps

 

Sugestão de trabalho: Ir com os alunos no acesso escola e, em duplas, solicitar que os alunos acessem o google maps. Peça que eles escrevam no campo de busca: "New York" Após a página carregar peça aos alunos que cliquem no sinal de mais (+) no canto inferior direito para uma aproximação melhor. Com a aproximação desejada é possível verificar as quadras e bairros de NY. Pontos de ônibus, restaurantes, bancos, mercados, postos de combustíveis etc. São revelados. Clicando sobre eles os alunos têm a possibilidade de acompanhar em 360º aquele estabelecimento e o bairro em questão. Após essa visita on-line um relatório pode ser pedido e comparado com o bairro da sua escola ou da residência do aluno.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Situação de Aprendizagem 2 – Understanding signs and notices in my neighborhood

 

Competências e habilidades: Leituras de placas e avisos dentro de prédios (compreensão de mensagens verbais e não verbais: identificação de placas e referência e seus aspectos); leitura de descrições feitas por adolescentes sobre situações nas quais a leitura de uma placa indicativa seja necessária.

 

Recursos:

Acessado em 20/03/2015: https://www.trafficsign.us/

 

Conteúdo:

Regulatory Signs

Warning Signs

Marker signs

Guide and informational Signs

Recreational and cultural Signs

Sings for bicycle facilities

Temporary traffic control signs

School signs

 

Sugestão de atividade

Ir com os alunos ao acessa e explorar os sinais e placas no site em questão. Outra opção é comparar com as placas que encontramos aqui no Brasil. Se o(a) professor(a) preferir pode utilizar esses sinais e placas para o trabalho em sala de aula.